PESQUISAR PROCESSOS
 
MATRÍCULA NOME
Serviço temporariamente indisponível
Belo Horizonte 05-Set-2010
Newsletter
Cadastre-se e receba as notí­cias do Sindicato no seu e-mail.



Receber em HTML?

Usuários On-line
Temos 2 visitantes on-line
Difusão de Notícias
Advertisement

 
Brasileiros estão entre os mais estressados do globo PDF Imprimir E-mail
 
estressado.jpgÚltimo grau de esgotamento associado ao trabalho atinge 30% da população Sobrecarga de tarefas e medo de desemprego são as causas mais citadas pelos que perderam o controle

Os brasileiros lidam pior com o estresse do que outros povos. Por aqui, as taxas daquilo que é definido como estresse extremo são mais altas que na maioria do países.
 
Esse último nível de estresse, ou "burn out", caracteriza-se por um esgotamento mental intenso, geralmente associado ao trabalho.

Na população economicamente ativa do Brasil, 30% já chegaram a esse estado causado por uma pressão excessiva, segundo dados da Isma - Brasil, associação internacional que pesquisa dados sobre estresse.

Nesse quesito, o Brasil está atrás apenas do Japão, onde 70% das pessoas já perderam o controle sobre o estresse.

As altas taxas desse país são explicadas pela rotina de trabalho e pela cultura: jornada mais longa e maior dificuldade para verbalizar e expressar opiniões e emoções.

"As normas sociais são muito rígidas naquele país. Escândalos profissionais terminam em demissão e até mesmo em suicídio da pessoa envolvida", diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma.

ESFORÇO E RECOMPENSA

Por aqui, a dificuldade de contrabalançar as tensões do dia a dia ocorre principalmente por causa da sobrecarga de tarefas e do medo de demissão, fatores de estresse apontados com mais frequência pelos entrevistados.

O favoritismo nos ambientes profissionais, em que se leva em conta mais a relação pessoal do que o mérito do trabalho gera um sentimento de injustiça que contribui para o aparecimento do "burn out", segundo a psicóloga.

"No Brasil, em geral, não existe um equilíbrio entre esforço e recompensa. Você percebe isso quando o trabalhador vai para o exterior e é muito elogiado", diz Rossi.

NA SAÚDE

Entre quem sofre de "burn out", os índices de depressão, sentimento de incapacidade e exaustão são bem mais elevados do que no restante da população.

"Esses dados são assustadores. Vemos muitas pessoas cometendo tantos erros e com tanto descaso no trabalho, que isso pode mesmo ser sintoma de "burn out'", diz a psicóloga Marilda Emmanuel Novaes Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress e professora da PUC- Campinas.

Ironicamente, o problema atinge profissionais altamente motivados, idealistas e que se dedicam excessivamente ao trabalho. Sentimentos de decepção podem desencadear o estresse exagerado.
"Reconheça o que é importante e não se imponha uma carga de trabalho acima do necessário", aconselha Lipp.

NERVOS - 1/3 TEM SAÚDE AFETADA PELO PROBLEMA

Um levantamento realizado em locais públicos de todo o Brasil mostrou que 35% dos avaliados apresentavam níveis de estresse que já traziam algum comprometimento à saúde. A pesquisa foi feita em 2009 pelo Centro Psicológico de Controle do Stress e avaliou aleatoriamente cerca de 3.000 pessoas.


Fonte: Julliane Silveira

FOLHA DE S. PAULO - 14 de julho de 2010.

 
Próximo >
 
 
Portaria MTE - 2010
jornadamte2010.jpg
Consulta Processual
banner_tribunal.jpg
Publicações
bannerboletins.jpg
Assédio Moral
assediomoral2010.gif
Filie-se
bannersind.gif
Av: Afonso Pena, 726 • 4º andar • Centro • CEP: 30130-003 • Belo Horizonte/MG • Fones: (31) 2552-1610 / 2552-1631 / 0800-6001611