quinta-feira, 27/01/22

ANVISA COMPLETA 23 ANOS EM MEIO A ATAQUES NEGACIONISTAS. PRECISAMOS DIZER: BASTA!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está completando 23 anos de existência neste 26 de janeiro de 2022. Criada em 1999 com intuito de promover e proteger a saúde dos brasileiros(as) e intervir nos riscos sanitários, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a agência reguladora e seus trabalhadores estão sofrendo uma onda de ataques, vindos principalmente do governo Bolsonaro e de setores negacionistas da ciência.

Diante da Covid-19, a maior pandemia dos últimos cem anos – desde a chamada ‘gripe espanhola’, que assolou o mundo de 1918 a 1920 – a vacina se tornou uma das grandes esperanças e vitórias da ciência para trazer conforto à humanidade. No Brasil, entretanto, o governo federal sempre agiu contra os imunizantes, agindo de acordo com sua necropolítica, empurrando centenas de milhares de brasileiros para a doença e à morte.

Felizmente, existe a Anvisa e seus técnicos, servidores e servidoras comprometidos com a ciência e a vida. Mesmo que significante parcela dos atuais diretores tenha sido indicada pelo atual Governo Federal, o corpo técnico concursado da carreira tem combatido arbitrariedades, o que influenciou as deliberações da diretoria colegiada da Anvisa.

CIÊNCIA VERSUS OBSCURANTISMO

No início de seu mandato como atual diretor-presidente da Anvisa, urge dizer, Antônio Barra Torres, participou de ato público ao lado de Jair Bolsonaro, sem máscara, sem cuidados necessários e quando ainda não existia sequer vacina disponível para a Covid-19.

À época, a Fenasps se manifestou publicamente em nota, externando a preocupação com a demonstração pública do presidente do órgão de fiscalização e controle sanitário. Ficou nítido que Bolsonaro havia tentado usá-lo como propaganda política, tal qual fez e segue fazendo com todos seus ministros.

Tempos depois, sabiamente, Barra Torres admitiu o erro em depoimento à CPI da Pandemia, e tem cumprido corretamente a defesa das missões e objetivos da Anvisa enquanto agência reguladora.

A LUTA CONTINUA

Mas os servidores não podem deixar de manter a pressão! Desde 2019, uma série de resoluções da Diretoria Colegiada da Anvisa alteraram a estrutura organizacional da agência reguladora (leia mais nas matérias abaixo), afetando frontalmente a força de trabalho remanescente e reduzida nas Coordenações Estaduais da área de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados (PAFs).

Leia também:

  • Coronavírus: desativação de postos de fiscalização na Anvisa deixa o Brasil vulnerável a riscos sanitários – Leia aqui;
  • Após ações de apoio aos servidores do RJ, SC e SP, Fenasps realiza reunião na Bahia para tratar de questões da reestruturação da Anvisa – Leia aqui
  • Em debates acalorados com a gestão da Anvisa, Fenasps e Devisa cobram suspensão da RDC 274, que extingue postos de trabalho na agência reguladora – Leia aqui
  • Em resolução, governo extingue postos de trabalho e altera estrutura da Anvisa – Leia aqui



Em resumo, ocorreu uma série de consequências e impactos nas rotinas de fiscalização, sem uma contrapartida compensatória dentro do âmbito de competência dos gestores locais, que não possuem autonomia suficiente para resolver e dirimir determinadas situações de interesse público.

Desde então, a Fenasps não teve a oportunidade de dar continuidade às reuniões periódicas com essa Gerência-Geral para discussão de aspectos pertinentes a rotina de trabalho dos servidores e ações desempenhadas nas PAFs.

EM DEFESA DA VIDA!

Ressaltamos, diante disso, que a federação seguirá em busca de uma agenda comum com os atuais gestores da Anvisa para lutar em defesa dos interesses dos servidores e servidoras da agência reguladora, que são os mesmos da população brasileira: o fortalecimento da vigilância sanitária e do SUS no país.

Neste momento é nosso dever conclamar os trabalhadores a exigir a defesa da ciência, da vida, do SUS e da Anvisa! Que este ano de 2022 seja de fortalecimento para a Anvisa e seus trabalhadores!

CHEGA DE ATAQUES À CIÊNCIA!

VIVA A ANVISA!

Últimas notícias

ver mais
sexta-feira, 08/03/24 NO MS, FENASPS COBRA RECOMPOSIÇÃO DAS TABELAS E DEMAIS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DA CPST Nessa quarta-feira, 6 de março, a FENASPS participou de uma reunião da Coordenação-Geral de ...
quinta-feira, 07/03/24 FENASPS E CNTSS REALIZAM LIVE CONJUNTA SOBRE A PRIMEIRA REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA DO SEGURO SOCIAL A FENASPS realiza uma live (transmissão ao vivo) às 19h desta quinta-feira, 7 de ...
quinta-feira, 07/03/24 1ª REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA TEMPORÁRIA DA CARREIRA DO SEGURO SOCIAL NO MINISTÉRIO DA GESTÃO E INOVAÇÃO Mobilize seu local de trabalho, cruze os braços, tire foto com cartazes exigindo o ...


Convênios

ver mais

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

SESC Minas Gerais Clubes e Lazer Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-076 (31) 3270-8100 www.sescmg.com.br
Mais detalhes
Top